sexta-feira, 24 de abril de 2020

- ANGICOS



Nasceu na cidade de Angicos/RN, em 27 de outubro de 1927. Filha do casal Francisco Siminéa Filho e Maria do Carmo Siminéa. Foi alfabetizada pela mãe em Angicos e passou longo período da infância aos cuidados dos avós maternos na Fazenda Jordão. Em 1936, seus pais vieram residir em Natal, a fim de que os filhos estudassem.
No ano de 1940, seu pai faleceu, e sua mãe ficando viúva, passou muitas dificuldades para continuar criando os oito filhos. Apesar de seu pai ter sido funcionário do Ministério da Agricultura, não deixou pensão para a família, tornando a luta materna ilimitada para educar os filhos, por isso o amor de Crisan por sua mãe era incomensurável (CARVALHO, [19--]).
A educadora iniciou sua carreira como professora em 1942, ministrando aulas particulares. Cursou o Técnico em Contabilidade no Colégio Nossa Senhora das Neves de 1943/1949 e foi bacharelada e licenciada em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Natal - UFRN. Também Licenciada em Pedagogia Habilitação em Supervisão Escolar no ano de 1976 pela UFRN. Obteve Mestrado concluído na Universidade de São Paulo (USP) (CURRICULO..., [19--]).
Ministrou aulas em vários estabelecimentos de ensino na capital potiguar, dentre os quais destacamos: o Instituto Sagrada Família, a Escola Padre Miguelino, o Colégio Estadual Ateneu Norte-Rio-Grandense, a Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (atualmente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN), o Colégio Santo Antônio Marista, a Associação Potiguar de Ensino e Cultura, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a UNIPEC (atual nomenclatura Universidade Potiguar). Dos anos de 1960 a 1990, boa parte da vida da professora é dedicada à educação, alternado e conciliando as funções de professora e diretora. “Seu legado tem caráter didático e educacional através do qual é lembrada como uma educadora de referência.” (SILVA, 2013, p. 130)]
Integrou o conselho Estadual de Educação e como representante deste, o conselho de Administração do Instituto de Formação de Professores Presidente Kennedy.
Enquanto educadora, Crisan Siminéa participou de diversos estudos e projetos visando estabelecer e enfatizar a importância da educação enquanto instrumento do crescimento humano e cultural. Suas publicações, essencialmente voltadas para a proposição de parâmetros e definições do ato de estudar e da compreensão da língua enquanto ferramenta, são frutos de pesquisas e trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos junto aos seus alunos e com a parceria de professores colaboradores. (MEDEIROS; MORAIS, 2002, p. 6).

Durante a gestão no Instituto de Educação Presidente Kennedy, a educadora realizou diversos cursos nas áreas administrativas e de planejamento, entre eles: Curso de Administração Escolar – Centro Regional de Treinamento em Administração – Universidade do Ceará em 1967, Curso de Perspectivas do Desenvolvimento Global – Fundação José Augusto em 1970, Treinamento em Técnicas de Trabalho em Grupo – Centro de Educação Integrada (CIE), em 1970, Curso de aperfeiçoamento para Diretores 2º grau – SEEC em 1972 (CURRICULO..., [19--]).
Participou da elaboração do Regimento escolar do Instituto de Educação Presidente Kennedy em 1968 e Coordenou Cursos de Titulação de Professores Leigos a nível de 2º grau – Instituto de Educação Presidente Kennedy – SEEC/MEC – 19773/1974 (CURRICULO..., [19--])
Com o seu exemplo e perseverança conseguiu formar a equipe de professores de que necessitava e orgulhava. Para a diretora, era um compromisso de honra encaminhar as jovens na retidão, lealdade, responsabilidade preparando-as integralmente, isto é, desenvolvendo a capacidade de resolverem problemas, aptidões para enfrentarem a realidade lógica das coisas, e, naturalmente serem educadas para poderem educar. Sua energia transbordava e transformava o comportamento das futuras professoras. Ela não desejava o bom, exigia o ótimo. Segue as palavras de Crisan:
A convivência foi curta, mas a doação foi profunda. Direção, professores e alunos se doaram num mesmo fim. – a educação. Já vos disse que a educação é uma dinâmica de conjunto, e só a formação do espírito garante a perpetuidade, resiste ao tempo, e a onda adversa não abaterá sua vitalidade, a luz brilhará sempre lata e pura. A educação exige sacrifícios, renúncia e assim fostes preparados. Caminhaste com sacrifício três anos para um colégio quase que fora da cidade. Aceitastes ensinamentos e disciplina, renunciastes festas, mas formastes o fosso espírito. Confio que tudo isto não foi em vão, o desejo que tendes de servir à educação como retribuição de que recebestes será sentido pelo poder Público na década de 70, já anunciada e decantada como Década da Educação. A necessidade de professores especializados, ou melhor mais bem formados é uma verdade constatada. Para auxiliarmos a suprir esta necessidade, não temos medido esforços, todavia, não sentimos o prazer e a felicidade de vê-los aproveitados. A culpa talvez seja por falta de recursos do próprio Estado pois os vencimentos não condizem com a profissão. O comércio, a indústria oferecem mais e a necessidade de sobrevivência afasta-os da sala de aula. Entre o leigo, que às vezes por falta de preparo não pôde ingressar em outra atividade, o magistério apresenta-se como o mais fácil. A inversão de valores sempre foi marcante. A política partidária, os interesses pessoais, muitas vezes não deram lugar a justiça. Acreditamos na reorganização do país, confiamos no sacrifício dos homens atuantes, pois a reeducação é muito mais árdua, e eles agora trabalham e lutam por isto. Sabemos que esta geração é a do sacrifício para o bem futuro. Aceitai o sacrifício como nós o aceitamos. Pensai na geração futura, pensai no Brasil, pensai na união entre os homens, vós fostes preparados com civismo, com amor, com doação, com renúncia para que inicieis aquilo que sempre pensamos em fazer: a formação integral, a formação do homem para a vida. O professor primário tem mais oportunidade que o professor no Ensino Médio e o Universitário. Ele é um cultivador, um modulador de almas em formação. Prepará-los bem, é o nosso dever. Não foi em vão que analisamos juntos o discurso do então Presidente: ‘’Sou oferta e aceitação’’. Sêde oferta, sede aceitação, aceitação do que for justo. Não aceiteis por interesses pessoais, mas pelo interesse coletivo, pelo bem comum, pelo bem do Brasil. Não vos pergunteis – o que vou fazer? ENSINAI. Segui os ensinamentos do Cristo, ensinai. Recordai as palavras do patrono de vosso Colégio. Presidente John Kennedy: ‘Não penso naquilo que meu país pode fazer por mim, mas no que eu posso fazer por ele’. (SIMINÉA, [197-?], p. 1-2)
Hoje a Biblioteca do Instituto de Formação de Professores Presidente Kennedy (I.F.P.), leva o nome da Professora Crisan Siminéa, inaugurada em Junho de 1995 nas presenças Exmo. Sr. Governador do Rio Grande do Norte, Garibalde Alves Filho – Secretário de Educação, Cultura e Desportos, Prof. João Faustino Ferreira Neto – Diretor Geral do I.F.P. Prof. Francisco Quinho Chaves Filho como forma de prestar
homenagem deixando sua imagem gravada junto aos livros que fizeram parte tão próxima da sua vida.
FONTE – INTERNET E LIVRO 400 NOMES DE NATAL

Um comentário:

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O XXI BLOG DO STPM JOTA MARIA, MOSSOROENSE, NASCIDO EM 1961, POLICIAL MILITAR DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR. SERVI NA PMRN POR 30 ANOS, PASSANDO POR TODAS AS GRADUAÇÕES, DESDE SOLDADO A SUBTENENTE. AMO A CORPORAÇÃO PROVA ESTÃO NOS 260 LINKS INSTALADO NO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

Minha lista de blogs